A realização de uma obra de fundação quase sempre envolve estruturas de contenção do terreno e serviços de terraplenagem. Ambos estão presentes em projetos de edificações urbanas e industriais, de estradas, de pontes, de estabilização de encostas, de canalizações, de saneamento, de metrôs, etc.
São comuns as contenções de cortes ou aterros, por muros de arrimo, para a criação de plataformas; a instalação de dutos de utilidades em valas escoradas; além de serem cada vez mais freqüentes a criação de subsolos para estacionamento em edifícios urbanos. A contenção é feita pela introdução de uma estrutura ou de elementos estruturais compostos, que apresentam rigidez distinta daquela do terreno que conterá. Essas estruturas têm por objetivo contrapor-se a empuxos ou tensões geradas em maciço cuja condição de equilíbrio foi alterada por algum tipo de escavação, corte ou aterro.
A terraplanagem, por sua vez, é o conjunto de operações necessárias para remoção de terra de um terreno tais como escavação e transporte, gerando os cortes e aterros do empreendimento. Trata-se do movimento de terra necessário para amoldar os terrenos para a construção visando sua regularização, aumento da resistência, estabilização e diminuição da permeabilidade do solo.
A TEC GEO conta com uma equipe de profissionais experientes para a elaboração de projetos de contenções e terraplenagem, seguindo criteriosamente as normas técnicas e buscando o equilíbrio entre técnica, economia e segurança.