As estacas pré-moldadas enquadram-se na categoria das estacas de deslocamento, caracterizadas por sua introdução no terreno através de processo que não promova a retirada de solo. Elas podem ser constituídas por um único elemento estrutural (madeira, aço, concreto armado ou protendido) ou pela associação de dois desses elementos (e não mais do que dois), quando será denominada “estaca mista”. No entanto, de todos os materiais de construção, o concreto é um dos que melhor se presta à confecção de estacas e, em particular das pré-moldadas, pelo controle da qualidade que se pode exercer tanto na confecção quanto na cravação.
A cravação das estacas pode ser feita por percussão, prensagem ou vibração. A escolha do equipamento deve ser feita de acordo com o tipo, dimensão da estaca, características do solo, condições de vizinhança, características do projeto e peculiaridades do local. A cravação por percussão é o processo mais utilizado, utilizando-se para tanto pilões de queda-livre ou automáticos.
Para essa modalidade de fundação, a TEC GEO possui diversos equipamentos bate-estacas, equipados tanto com martelos de queda-livre (2 a 7 toneladas), submetidos a um rigoroso controle de manutenção preventiva, quanto com martelo hidráulico sueco Fambo-Bauer (5 toneladas) de alta produtividade, capaz de monitorar o processo de cravação das estacas eletronicamente. Atuando desde 1994, possuímos em nosso catálogo a participação na execução de fundações em estacas pré-moldadas de concreto para importantes obras, entre as quais podemos destacar a de construção da Arena Sport Club Corinthians Paulista (Itaquerão), na cidade de São Paulo/SP.