Matéria do programa “Em Pauta” da Globo News do último dia 25 exibiu equipamento da TEC GEO em obra de construção do COMPERJ, no estado do Rio de Janeiro
A TEC GEO, que já executou diversas obras em usinas e refinarias da PETROBRAS, recebeu destaque em reportagem do último programa “Em Pauta”, do canal Globo News, durante atuação nas obras de construção do COMPERJ - Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. Na matéria, é possível ver o equipamento da Empresa executando estacas do tipo “hélice contínua monitoradas”. Em sua participação, a TEC GEO executou parte das fundações do Primeiro Conjunto de Edificações - Unidade Óleo e Gás. Em breve, a Empresa retornará ao COMPERJ, agora para a cravação de estacas metálicas para a construção de outras unidades do complexo.
Em sua história, a TEC GEO participou de várias obras de construção e ampliação de unidades da PETROBRAS através da execução tanto de serviços de fundação, quanto também de sondagens de reconhecimento. Na última década, a Empresa esteve em duas oportunidades na REGAP (Refinaria Gabriel Passos) em Betim-MG, para execução de sondagens para obras de implantação do Sistema de Transferência e Sistema de Clarificação da unidade, em contrato direto com a PETROBRAS. Entre os anos de 2009 e 2010, a TEC GEO executou as sondagens e as fundações para as obras de implantação da Unidade de Cogeração U-221, também na REGAP, e, também em 2010, esteve em outra oportunidade na mesma unidade executando estacas hélice contínua e a cravação de perfis metálicos para obras de construção de tanques de armazenamento. Já no último ano de 2011, a Empresa executou mais de 15 mil metros de estacas hélice contínua para a construção de três tanques (TQ-76H, TQ-76I e TQ-76J) na unidade de Betim da PETROBRAS.
O COMPERJ, por sua vez, tem grande destaque na mídia atualmente por sua grandiosidade. O Complexo, que teve suas obras iniciadas em 31 de março de 2008 com o presidente Luis Inácio Lula da Silva dando a partida na etapa de terraplanagem, será construído em uma área de 45 milhões de metros quadrados, o equivalente aproximado a mais de seis mil campos de futebol. O COMPERJ será formado por uma refinaria e unidades geradoras de produtos petroquímicos de 1ª geração como propeno, butadieno, benzeno, entre outros, e com uma capacidade de eteno da ordem de 1,3 milhão de toneladas/ano. Haverá também um conjunto de unidades de 2ª geração petroquímica com produção de estireno, etileno-glicol, polietilenos e polipropileno, entre outros. Além disso, haverá uma Central de Produção de Utilidades (CDPU), responsável pelo fornecimento de água, vapor e energia elétrica necessários para a operação de todo o Complexo.
Fonte: http://www.comperj.com.br/